quarta-feira, 2 de maio de 2012

Criacionismo


Aqui temos algumas dicas de livros, que vocês poderão pesquisar sobre Criacionismo:

Descrição:
Neste livro, o jornalista Michelson Borges entrevista pesquisadores em áreas como a Biologia, a Geologia, a Bioquímica, a Física, a Matemática, a Arqueologia e a Teologia. Todos eles - como o bioquímico mundialmente conhecido Michael Behe - mostram que é possível conciliar a fé com a pesquisa científica. E afirmam que existem evidências de planejamento inteligente no Universo.

Descrição:
Depois de dez anos da publicação de A História da Vida, o livro passou por uma atualização e esta nova edição revista reúne o que há de mais atual com respeito à controvérsia entre criacionismo e evolucionismo - sem perder a característica que identifica a obra desde o início: a linguagem é simples e o conteúdo, acessível. Os leitores que quiserem se aprofundar no assunto têm à disposição, no fim de cada capítulo, inúmeras referências com dicas sobre os melhores livros e sites para leitura adicional.


Descrição:
Será que um Designer criou nosso universo, ou ele evoluiu de maneira espontânea? Pode a ciência ser objetiva e, ao mesmo tempo, admitir a possibilidade de que Deus existe? Isso faz diferença? Em face de tanta evidência que parece exigir um Deus para explicar o que vemos na natureza, por que a comunidade científica permanece em silêncio sobre o Criador? Deus existe? Essa pergunta não vai simplesmente desaparecer, e a própria ciência está oferecendo a resposta.


Descrição:
O que realmente aconteceu com os dinossauros? Algumas pessoas acham que eles podem ter morrido depois que um asteróide atingiu a Terra, fazendo com que uma pesada nuvem de pó bloqueasse a luz solar. Sem a luz do sol, as plantas de que os dinossauros necessitavam para alimento não cresceriam, e os animais morreriam de fome. Este livro sugere outra resposta, encontrada na Bíblia, para a pergunta: O que aconteceu com os dinossauros?



A Caixa Preta de Darwin (Darwin's Black Box, no original) é um livro de Michael Behe, bioquímico e professor na Universidade de Lehigh.
O livro questiona a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin como sendo antiquada para responder às descobertas que a ciência (especialmente o seu campo de estudo) tem feito nos últimos anos.
O texto analisa, à luz da bioquímica, os argumentos usados por Darwin e outros evolucionistas para justificar a teoria da evolução pelo mecanismo de seleção natural, defendendo que muitos processos biológicos não poderiam ter evoluído por um processo lento, gradativo e não teleológico como Darwin pensava em sua mocidade. Seriam "irredutivelmente complexos".
O autor não descarta a ancestralidade comum universal dos seres vivos.


 Este livro tornou-se um clássico. Já em sua 5ª edição revisada, a obra busca oferecer uma nova abordagem para a oposição entre criacionismo e evolucionismo. Ao longo de suas páginas, o autor contrapõe argumentos consistentes à teoria evolucionista, proposta por Charles Darwi
 Origens - Relacionando a Ciência com a Bíblia" é uma excelente contribuição feita à desabrochante literatura criacionista, que deverá fortalecer a fé cristã em uma criação literal, no dilúvio universal, e na fidedignidade da Bíblia. O livro cobre tópicos bastante variados, em cinco grandes partes e mais uma parte com conclusões. Como visão geral do assunto, mas com abundância de detalhes - alguns novos - o livro constituiria uma boa primeira aquisição para quem soubesse apenas um pouco sobre as controvérsias entre a criação e a evolução, e entre o dilúvio e o uniformismo. Seria também um livro com desafios aos cépticos que se opõem ao criacionismo, ao cristianismo ou à Bíblia. É mesmo um livro adequado para o cientista ateísta ou agnóstico que deseje investigar seriamente as controvérsias, pois o tom do livro não deprecia a sua posição, e grande número de itens não são abordados de forma dogmática, deixando espaço para pesquisas posteriores - uma admirável posição científica.

Livro de autoria de Reinhard Junker e Siegfried Scherer, com a colaboração de mais nove especialistas, dos quais oito doutores, reconhecidos em suas respectivas áreas - Biologia, Botânica, Microbiologia, Embriologia, Química, Paleontologia e Antropologia. Traduzido pela SCB, aborda fundamentos da ciência e da epistemologia, história do pensamento evolucionista, conceitos fundamentais de taxonomia e da sistemática, estudo das causas de evolução e abrangência dos fatores evolutivos, com análise da macroevolução; evolução molecular, com os mecanismos da microevolução; e evolução química. Aborda também a analogia e a homologia, a embriologia, a ontogênese e a biogeografia, o significado do registro fóssil, fundamentos da paleontologia, espécies fósseis, sua extinção, elos perdidos, e o surgimento do ser humano.

Estes são alguns livros muito interessantes sobre criacionismo, maioria deles, se não todos, estão disponíveis na Biblioteca do CAT, aproveite e faça uma boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário